Dicas para identificar e aumentar sua auto-estima:

O que é auto-estima?

É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma.
É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Você está de bem com seu corpo?
Se a resposta é sim, ótimo! Mas se for não, deve começar a mudar isto.

E pensar em fazer coisas que não fazia antes pelo seu corpo. Como atividade física, comendo alimentos saudáveis nos horários certos, de três em três horas, respeitando assim seu corpo e sua mente, se disciplinando a cada dia.
Analise você mesma e veja se realmente tem autoconhecimento, o melhor caminho para isto é o diálogo interno.
Características da baixa auto-estima:

– insegurança
– inadequação
– perfeccionismo
– dúvidas constantes
– incerto do que se é
– sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão
– não se permite errar
– necessidade de: agradar, aprovação e reconhecimento

O que diminui a auto-estima?
– críticas e autocríticas
– culpa
– abandono
– rejeição
– carência
– frustração
– Vergonha
– inveja
– timidez
– insegurança
– medo
– humilhação
– raiva
– E, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)

Quando começa a se formar:

Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Para elevar a auto-estima é preciso:

– autoconhecimento
– manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
– identificar as qualidades e não só os defeitos
– aprender com a experiência passada
– tratar-se com amor e carinho
– ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
– manter diálogo interno
– acreditar que merece ser amada e é especial
– fazer todo dia algo que o deixe feliz.
Pode ser coisas simples como Dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar, ir ao cinema.

Resultados da auto-estima elevada:
– mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
– sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
– harmonia entre o que sente e o que diz
– necessidade de aprovação diminui
– maior flexibilidade aos fatos
– autoconfiança elevada
– amor-próprio aumenta
– satisfação pessoal
– maior desempenho profissional
– relações saudáveis
– paz interior

“A vida é dura e nem sempre é justa. Mas isso não quer dizer que ela não possa ser boa, gratificante e prazerosa.

Ainda há muitas razões para dizer sim à vida.”

Artigo resumido do site: http://cyberdiet.terra.com.br/

E algumas palavras minhas no mesmo.


6 de março de 2011. Uncategorized.

2 Comentários

  1. silvia replied:

    é muito bonito e muito bom o k dizem aki mas por em açao é k é mais complicado,eu estou a entrar mais uma vez numa depressao e nao sei se consigo e nem sei se kero sair dela ou simplesmente desaparecer

    • Não desista do seu sonho replied:

      Olá Silvia! Quero agradecer pela leitura e o post em meu blog!
      Olha, vejo que em suas palavras que você se encontra em um certo desânimo…Mas quero te animar e dizer que o que está escrito aqui no post é possível sim!
      Eu sou prova disso! Estou tendo forças cada dia mais quando percebi que tudo dependia de mim, se eu sei que tenho que viver bem então corro atrás, vejo o que mais me anima e faço!
      Comecei a querer melhorar minha aparência, meu estilo de vida, alimentação, busquei sair da rotina, comecei à fazer coisas diferentes,
      Sabemos que a vida não é fácil mas, temos que lutar contra as coisas que nos deixam em baixo astral e outra não deixe as pessoas tirarem seu brilho! Nunca!
      Você tem que se sentir uma pessoa forte, especial, seja mais você, faça coisas que possam mudar sua vida!!
      Escute músicas que gosta, compre roupas novas e diferentes que possam mudar um pouco seu estilo, faça um corte de cabelo diferente, enfim, faça coisas para vencer essa etapa em
      sua vida, quando você muda, as pessoas ao seus redor percebem muito e os elogios só aumentam e você começa a se sentir bem e feliz!!
      Olha, não sou psicóloga não, mas espero ter ajudado, porque eu mesma já estive nesta condição também e me levantei, só que a cada dia é uma luta diferente e faço de tudo para
      sempre me animar e também vencer a cada dia!!! Acredite em você, pense: Tudo depende de mim…e faça acontecer!! Desejo que você consiga minha querida! Tenha fé!! Deus vai te abençoar!!
      Bjosss!!!

Deixe um comentário

Trackback URI

